1º ANO SALA1



Em janeiro

Para comemorar a estação do ano em que nos encontramos, realizámos um Circuito de Inverno.
Tivemos várias tarefas consoante as temáticas: Vestuário, Música e Sons, Alimentação e Cuidados de Saúde, Festividades, Desportos e Animais.

Na primeira estação cada grupo teve de vestir um menino ou uma menina (manequins), para que ficassem bem agasalhados para o tempo frio e chuvoso.













Depois, ouvimos uma música sobre o Inverno e completámos a letra da canção. Também apurámos a nossa audição para identificar diferentes sons como a trovoada, a chuva e o vento.
 






O guião propunha-nos seguir para nova etapa: a da Alimentação e dos Cuidados de Saúde. Foi o momento de assistir com atenção a um vídeo com conselhos, realizar adivinhas e passatempos, de forma a descobrir os vários frutos da estação, preencher um folheto com os cuidados a ter nesta época do ano e, por fim, praticar a leitura através das bandeiras informativas que estavam à nossa disposição. 


 









Depois, recordámos algumas das festividades que ocorrem durante o Inverno (Natal, Dia de Reis, Carnaval…). Desenvolvendo a expressão plástica, cada grupo teve de dar asas à imaginação construindo uma máscara, uma árvore de Natal ou uma coroa. Ficam aqui um exemplo:



Na estação seguinte, montámos puzzles de diferentes desportos e ainda tivemos de reconhecer os instrumentos utilizados em cada um deles.  










Por último, fomos para a estação dos Animais. Pudemos ver um vídeo sobre a hibernação, pintar imagens de alguns animais e associar o seu nome à forma escrita, bem como, construir o nosso Painel do Inverno.



  



Em março
Ao longo das últimas semanas, os seres vivos foram tema na nossa sala de aula. Já sabemos mais sobre o Meio ambiente, o Revestimento, a Locomoção, a Reprodução e o Ciclo de Vida dos Animais. Não esquecemos de recordar os cuidados a ter com os animais domésticos e, nada melhor, do que adotarmos um para a nossa sala e cuidarmos dele diariamente.
Este é o nosso hamster de estimação, a que demos o nome de Rubi. Quem sabe se qualquer dia, não haverá descentes da Rubi e do Gymi (o hamster da outra sala de primeiro ano).


1º ano, Sala 1, Professora Joana Rocha

quarta-feira, 13 de março de 2013

O seu filho tem muita energia

Os alunos do Externato A Minha Escola têm muitas actividades para gastar as suas energias, como a natação, judo, ballet e hip-hop. Durante todo o ano, organizamos diversas actividades lúdicas onde todos os alunos se divertem. São muitas festas temáticas, actividades desportivas e a nossa festa de final de ano lectivo.

Liberdade de movimentos

O Externato A Minha Escola, em Paço de Arcos - Oeiras, dispõe de uma área exterior de 3000 m2, com pátios e campos de jogos, incluíndo um recreio coberto, onde os nossos alunos passam o tempo de recreio e exercem inúmeras actividades educativas ao ar livre.